top of page
TODAS_edited.jpg
Azul.jpg

BIOGRAFIA

Samba de Dandara é samba de empoderamento e exaltação às mulheres sambistas, às grandes compositoras, às grandes intérpretes, às guerreiras do samba. A concepção de Samba de Dandara carrega o peso e a inspiração de Dandara, mulher negra, guerreira e referência histórica na luta contra a escravização. Carregar esta marca significa homenagear e promover a resistência feminina e negra sob a forma de uma representação musical que passeia por ritmos afro-brasileiros, sobretudo o samba em suas diversas vertentes – ijexás, afoxés, pontos de candomblé e umbanda. 

Fundada em 2012, a banda construiu sua identidade a partir da proposição de debates sobre ancestralidade, protagonismo feminino e discussões sobre os espaços ocupados pelas mulheres na sociedade e no universo do samba. Em seu primeiro disco, produzido com patrocínio da Natura Musical, Samba de Dandara compila a trajetória musical e repertório de suas integrantes, além do resultado de um intenso estudo de obras de mulheres cantoras e compositoras como Dona Ivone Lara, Tia Ciata, Beth Carvalho, Jovelina Pérola Negra, Leci Brandão, Dona Inah, Clementina de Jesus, Elza Soares, Teresa Cristina, entre tantas outras.

 

Samba de Dandara é Maíra da Rosa (voz), Laís Oliveira (cavaco), Mariana Rhormens (flauta e percussão), Ana Lia Alves (percussão) e Kamilla Alcântara (percussão).

Maíra da Rosa

Voz

Maíra da Rosa é o nome artístico de Maíra Martins, em homenagem a sua mãe, dona Rosa Maria, sua ancestral direta, quem lhe deu a vida e os primeiros ensinamentos sobre negritude e feminilidade. Yawo do Ilê Axé Oju Oya, graduada em Letras pela PUC-SP e mestranda em Educação pela mesma universidade, Maíra é vocalista do grupo Samba de Dandara desde 2013. É também educadora de Artes Visuais  e Tecnologias  no Sesc SP , onde ministra e faz a curadoria de propostas artístico-educativas. Estudante de música desde os 11 anos, foi aluna do curso livre de Canto Popular no Conservatório Villa Lobos, do Coral da Fecomércio e do curso técnico em Canto da ETEC de Artes.

 

bottom of page